Indicadores de Desempenho no Varejo a partir dos Dados Internos.

Um gerenciamento bem sucedido está intrinsecamente vinculado a um efetivo monitoramento dos indicadores de desempenho da organização.


Os indicadores de desempenho, quando medidos sistematicamente ao longo do tempo, auxiliam as empresas a acompanhar se o que foi programado em seu planejamento estratégico está sendo cumprido. As medidas de desempenho demonstram uma forma adequada para diagnosticar possíveis gaps de gestão, e auxiliar no processo de tomada de decisão (BURT e SPARKS, 1997).


Para Araujo (2014), ao propor uma estrutura de indicadores, o varejista precisa objetivar a construção dos resultados desejados de relação de causa e efeito com foco na geração de valor.


Alguns exemplos de indicadores:



Parametrização de indicadores

Segundo Goldman (1992), o conceito do desempenho envolve diversas dimensões e a sua avaliação deve ser feita de acordo com as especificidades de cada sistema avaliada, assim como ser baseada em critérios próprios a cada atividade, e o todo ser analisado na perspectiva dos diferentes agentes econômicos do sistema.


Varejo Alimentar: A Associação Brasileira de Supermercados – ABRAS – utiliza os indicadores como número de lojas, check-out e área de vendas, em suas análises conjunturais.


Varejo de Materiais de Construção: A Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção – ANAMACO – utiliza os indicadores como vendas totais e vendas por categorias, em suas análises conjunturais.


A medição do desempenho de uma loja por si só não gera a mudança nas empresas. Uma vez que os indicadores pertinentes são identificados e seus desempenhos avaliados, caberá ao gestor do negócio a elaboração de planos de ações, visando a melhoria continua da gestão

Prof. Anderson Thuner

Economista, Contabilista,

NBA Varejo (E.C) e Mestre em Gestão e Estratégia em Negócios - UFRRJ


Referências

ARAUJO. E: Gestão por indicadores no varejo: mapa de Indicadores do varejo. Disponível em: http://www.administradores.com.br/mobile/artigo/negocios/gestao-por-indicadores-no-varejo-mapa-de-indicadores-do-varejo/81065/

BURT,S e SPARKS, L. Perfomance in Food Retailing: A cross-national consideration and comparison of retail margins. British Journal of management Vol. 8, pp 133 -150, 1997.

GOLDMAN, A. Evaluating the performance of the Japanese distribution system. Journal of Retailing, vol 68, n1, spring 1992, pp. 11-39.