Localização ou Geomarketing

Geomarketing ou marketing geográfico é uma abordagem de marketing que permite a adaptação do marketing mix ao modo como o mercado se organiza no espaço.

E um novo formato de olhar para o mercado de forma simples, visual para dominar um território ou espaço com a visão de gerar receita e lucratividade.

Será que importa o local onde será (ou é) minha loja?

A loja precisa estar onde o consumidor está ou vai ser sua passagem para um dos maiores sucesso do varejo que é:

"LOCALIZAÇÃO"

Porque?

O famoso 4 p's de marketing



Tem como um fator importante que é o ponto (PRAÇA), devido ao impacto da localização em que as pessoas, carros transitam e a população de determinado bairro.

Na modernidade foi acrescentado mais 3 P's no marketing MIX passando para 7 P's com o acréscimo de PESSOAS, PROCESSO E PROVA FÍSICA.

A comunicação deve ser diferente para cada local devido ao seus hábitos, rendas, costume e não padronizado como as redes de franquias que precisam se adaptar.

Você sabe responder:

a) Onde está seu público alvo?

b) Onde devemos ou não devemos abrir a loja?

c) Onde tem mais concorrência?

d) Como se da a locomoção de nossa força de trabalho?

e) Onde podemos vender mais?

f) Onde vendemos pouco?

g) Onde podemos colocar determinado produto?

Que já tem loja e deseja expandir deve não apenas relacionar novos pontos, mas otimizar todo o processo da rede existente com distribuição, gestão, etc.

Definido o local para instalar ou já instalado devemos avaliar:


  • Os produtos aceitos pelo público local

  • O negócio

  • os resultados esperados

Quais impactos as questões geográficas trazem para seu negócio. O que é mais importante na definição da localização de uma loja? "O Bairro tem o perfil de pessoas de acordo com o público alvo do negócio, no volume desejado e varejistas comparado com o seu negócio". Devemos avaliar do macro para o micro. " Qualquer tomada de decisão mercadológica no varejo tem seus reflexos no território" (Ross Dave) Na Região, a estratégia é de concentração ou pulverização para uma marca compensa construir a marca antes de expandir e a concentração ajuda, pois deve pensar no ganho de escala. A expansão deve ser bem pensada: Marco ou Micro, para fazer a cobertura do mercado visualizando o tipo de ponto que pode ser "vitrine" e custo alto. Quem tem loja deve mapear os concorrentes e os cliente de forma a analisar os mesmos. Existe várias metodologias e modelos, assim com um sistema de informação para analisar o mercado. Podemos usar o geoprocessamento que é o conjunto de tecnologias de coleta e tratamento de informações espaciais e de desenvolvimento e uso de sistemas que as utilizam. Podemos também pelo PDV - Ponto de Venda pela emissão de cupons de vendas gerar uma base de dados de como é o comportamento do consumidor naquela loja, local, bairro, cidade, etc, ou através das notas fiscais que me destaca nome e endereço do cliente, em que consigo identificar e mapear de onde estão vindo os clientes e assim desenvolver estratégias para divulgar a loja/produto fazendo melhor otimização dos investimentos em marketing. Anderson Thuner Economista, contabilista, mestrado em gestão e estratégia em negócios e MBA em varejo (i.c.), professor e head da Gestormais e Educavarejo.