Educação Financeira para Empreendedores

Atualizado: 9 de fev.


Hoje todos nós sabemos que o maior desafio da pequena empresa é sobreviver em um mundo conturbado pela tempestade, pelas águas de um mar revolto. Aqui deixo algumas dicas para que a empresa olhe para sua educação financeira e melhore seus negócios.


Supere seu medo de conhecer finanças

Muitos empresários operam com conhecimento limitado das finanças de seus negócios, apesar de saberem que tomar decisões financeiras pode levar seu negócio à falência,e é o que temos visto nos últimos 2 anos. Empresas que já não estavam bem antes da pandemia, que a sua chegada acabou se enforcando e fechando. Não é vergonha não saber, afinal de contas a nossa base escolar no Brasil é baixa, então para superarmos temos que ser fortes e buscar conhecer sobre o assunto, então faça algum treinamento para aprender mais sobre educação financeira.


Entenda para onde foi seu lucro

Um bom ano é determinado por quanto de dinheiro restou em sua conta bancária. Sua demonstração de lucros e perdas é a chave para entender o desempenho de seu negócio, para onde foi seu lucro. Aprender a fazer e ler seus relatórios financeiros é crucial para tomar decisões estratégicas coerentes e consistentes.


Invista em seus dados financeiros

Registrar as informações financeiras em uma planilha, assim como a documentação a ser enviada em papel para uma contabilidade, é coisa do passado. A tecnologia já está presente, então busque um sistema que lhe forneça relatórios e envia para contabilidade relatórios consistentes para obter melhores números para a sua gestão e ajudar nas melhores tomadas de decisões.


Maximize o fluxo de caixa para seu negócio

O fluxo de caixa (ou a falta dele) pode destruir seu negócio muito rapidamente. Preço, volume e devedores são os principais fatores por trás da quantidade de dinheiro do seu negócio. Isso significa aprender como definir o preço certo para seu produto ou serviço: aumentar o volume geral de vendas e ficar em dia com os devedores pode ajudar a maximizar o fluxo de caixa para seu negócio.


Maximize o saque desnecessário

O outro lado do gerenciamento do dinheiro é gerenciar seu dinheiro que sai da empresa. Reserve um tempo para aprender como reduzir suas despesas gerais, examinar suas despesas operacionais, converter quaisquer ativos subutilizados, gerenciar seus niveis de estoque e cercar-se do tipo e número de pessoas certas - tudo isso ajudará a melhorar seu fluxo de caixa.


Criar um roteiro financeiro

Depois de ler a história que seus relatórios financeiros estão contando, o processo de construção de um roteiro financeiro pode começar. Criar orçamento, atingir metas e minimizar despesas, fica muito mais fácil quando você entende como o dinheiro funciona no seu negócio.


Anderson Thuner, Contabilista, Economista, MBA pela USP (Gestão de Varejo) e Mestrado pela UFRRJ (Gestão e Estratégia em Negócios)