Relatórios Digitais para Gestão

Os responsáveis por tomar decisões precisam de informações para embasar sua precisão e agilidade. Informações representam essencialmente a contextualização dos dados.

As informações costumam ser fornecidas aos responsáveis por tomar decisões na forma de um relatório por escrito (digital ou em papel), mas também na forma oral. Um relatório é qualquer artefato de comunicação preparado com intenção especifica de transmitir informações “mastigadas” a quem quer possa precisar delas, quando quer e onde quer que se façam necessárias. Em geral, trata-se de um documento contendo informações (quase sempre embasadas em dados) organizadas de uma forma narrativa, gráfica e/ou tabular, preparando periodicamente (de forma recorrente) ou sob demanda, referindo-se a períodos, eventos, ocorrências ou temas específicos. Relatórios empresariais podem cumprir muitas funções diferentes (mas geralmente relacionadas). Eis algumas das funções predominantes dentre elas:

· Garantir que todos os departamentos estejam funcionando de modo adequado

· Fornecer informações

· Transmitir os resultados de uma análise

· Persuadir outros a agirem

· Criar uma memória organizacional (como parte de um sistema de gestão de conhecimento).

A extração de relatórios empresariais (BI) é essencial para garantir que decisões gerenciais sejam otimizadas por embasamento em evidências. Tais relatórios empresariais tomam por base diversas fontes de dados provenientes de dentro e de fora da organização (sistema de processamento de transações online).


As chaves para o sucesso de qualquer relatório são clareza, concisão, completude e correção, sucesso varia bastante dependendo para quem o relatório se destina.

Relatório de métrica de gestão

O desempenho dos negócios é administrar por meio de métricas orientadas para resultados. Indicadores-chave de desempenho (KPIs – key performance indicadores).


Relatórios do tipo dashboard

Apresenta uma gama variada de indicadores de desempenho em uma única página, como no painel de um carro. Conjunto pré-definido de relatórios com elementos estáticos e estruturas estanque, mas também permitem a customização de widgets, modos de visualizações e o estabelecimento de metas para várias métricas no painel. É comum que tenha luzes de trânsito codificadas por cor definido o desempenho (vermelho, amarelo, verde) para chamar atenção dos gestores para áreas em particular. Uma descrição mais detalhada dos dashboards pode ser encontrada mais adiantes neste capítulo.

Relatórios do tipo balanced scorecard

Perspectiva sobre clientes, processos comerciais e aprendizados e crescimento em forma de mapa estratégico.

Visualização de dados

A visualização de dados (ou, mas apropriadamente, visualização de informações), o uso de representações visuais para explorar, dar sentido e comunicar dados. Como informações é agregação, o resumo e a contextualização de dados (fatos brutos), aquilo que é retratado em visualização são informações, e não os dados.


A visualização de dados esta intimamente relacionada com infográficos, visualização de informações, visualização cientifica e gráficos estatísticos.

Dashboards informativos

Os dashboards informativos são componentes comuns na maioria. Os dashboards oferecem exibições visuais de importantes informações consolidadas e organizadas numa única tela, para que possam ser digeridas num simples relance e facilmente exploradas e aprofundadas.

Dashboards de desempenho e outros sistemas de visualização de informações variam entre si, todos eles compartilham de algumas características comuns de design.


Utilizam componentes visuais (como diagramas, barras de desempenho, sparklines, indicadores, medidores e semáforos) para destacar, num vislumbre, os dados e exceções que requerem ação.


Prof. Anderson Thuner

Economista, Contabilista,

NBA Varejo (E.C) e Mestre em Gestão e Estratégia em Negócios - UFRRJ